Relações Entre Função Motora, Habilidade Manual e Função Comunicativa em Usuários de Comunicação Alternativa
Por Aila Narene Dahwache Criado Rocha (Autor), Munique Massaro (Autor), Débora Deliberato (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 18, n 1, 2017.
Resumo
O objetivo do estudo foi investigar relações entre a função motora grossa, a habilidade manual, a função comunicativa e o uso da comunicação suplementar e alternativa em crianças e jovens com paralisia cerebral. Participaram nove crianças e jovens com paralisia cerebral com idade entre 8 e 14 anos e dois fonoaudiólogos. Foram utilizados quatro instrumentos durante a coleta de dados: 1) Gross Motor Function Measure Classification System (GMFCS), 2) Manual Ability Classification System (MACS), 3) Communication Functioning Classification System (CFCS), e 4) Questionário sobre o uso da comunicação suplementar e alternativa (CSA). Foram realizadas análises qualitativas e quantitativas dos dados e análises estatísticas de correlação de Spearman Rho. O estudo permitiu a caracterização de um grupo de usuários de CSA e a relação do uso dos recursos de comunicação suplementar e alternativa com a classificação motora, habilidade manual e a função comunicativa.