Resumo

Este trabalho tem como tema a Formação Profissional em Educação Física e Estágio Supervisionado. O objetivo do trabalho foi analisar a relação entre a composição e as frentes do estágio supervisionado realizado no curso de Educação Física com a atuação dos egressos, além disso, procurou também avaliar, de acordo com a percepção dos egressos, características das atividades do estágio como período de estágio, estrutura e atuação no mercado de trabalho. Para este estudo foi realizada uma entrevista semi-estruturada, com profissionais egressos do curso de Educação Física da UNIFESP – BS formados há mais de seis meses e com vínculo empregatício na área em questão. Foram avaliados 16 (dezesseis) profissionais, sendo que deste total havia quatro voluntários de cada turma formada pela universidade. A partir das respostas obtidas os dados foram transcritos e as informações obtidas foram dividas em categorias não – apriorísticas, permitindo analisar de forma qualitativa os elementos apresentados. Foi possível encontrar diversas relações e influências (positivas e negativas) de acordo com os voluntários deste estudo, como a grande importância do estágio para a formação, a relevância na escolha e qualidade das frentes de estágio influenciando diretamente os egressos em suas escolhas e atuações profissionais, a adequação dos locais de estágio para a prática supervisionada, a necessidade da presença de mais de um tutor na supervisão/orientação entre outros apontamentos. Conclui-se que o estágio possui uma importante relação com a atuação na prática e, portanto se havendo uma ampliação, flexibilização e melhora das frentes de serviço e estágio, estas podem contribuir tanto na qualidade da formação como na futura atuação profissional do acadêmico.

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