Relações Entre Posicionamento Filosófico em Educação Física e Clima Organizacional em Escolas de Iq e 2s Graus
Resumo
O PROBLEMA INVESTIGADO NESTE ESTUDO ENVOLVEU A IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DAS POSSÍVEIS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE POSICIONAMENTO FILOSÓFICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E CLIMA ORGANIZACIONAL, TAL COMO PERCEBIDO POR DIRETORES E PROFESSORES DE ESCOLAS DE 12 E 22 GRAUS DA DIVISÃO REGIONAL DE ENSINO DA CAPITAL-3, NA CIDADE DE SÃO PAULO. CONCLUIU-SE QUE, CONSIDERADAS AS DELIMITAÇÕES E CARACTERÍSTICAS DO ESTUDO, A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O CLIMA ORGANIZACIONAL DAS ESCOLAS É RELACIONADA DE FORMA ESTATISTICAMENTE SIGNIFICANTE COM O POSICIONAMENTO FILOSÓFICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DOS DIRETORES, INDICANDO UMA POSSÍVEL PREDIÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR ATRAVÉS DO CONHECIMENTO DO POSICIONAMENTO FILOSÓFICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA SUSTENTADO POR SEU LÍDER ADMINISTRATIVO.