Resumo

Este texto faz uma introdução ao debate das questões raciais através das aulas de Educação Física escolar. A partir da própria formação em Educação Física, pela produção acadêmica, ou pela vivência no magistério, percebemos a ausência da temática e, da mesma forma, a necessidade de pautá-la nestas aulas. Considerando a estrutura social vigente que desconsidera tais necessidades (apesar dos discursos serem outros), a diversidade cultural enquanto tema central dessas aulas pode contribuir para a problematização destas questões. Entendendo que a Educação Física e a escola estão orientadas de acordo com o referencial cultural hegemônico eurocêntrico, misturando-o às propostas pedagógicas de caráter tecnicistaesportivista, a diversidade cultural também oportuniza a criação de um outro paradigma para a Educação Física escolar. Ao inserir definitivamente outros referenciais culturais nestas aulas, como o africano e o indígena (negados regularmente ou vistos de forma deturpada), evidenciam-se, dessa forma, as questões raciais de nossa sociedade que têm sido mantidas em nossa situação escolar.

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