Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa de abordagem Qualitativa do tipo Estado da Arte que teve como objetivo mapear e analisar as contribuições e limitações das pesquisas acadêmicas que enfatizam as relações étnico-raciais na disciplina de Educação Física no âmbito escolar no período de 2003 a 2019 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Enquanto objeto de estudo foram identificadas 08 dissertações que foram analisadas a partir da técnica de Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2016). A análise de dados permitiu identificar que em relação ao tema pesquisado as dissertações enfatizaram contribuições para a área da Educação Física, revelando que a Educação Física como área de conhecimento tem diversas possibilidades de discutir as questões étnico-raciais dentro dos próprios conteúdos estruturantes da disciplina. Com relação às limitações, houve destaque para a falta de formação dos professores, uma vez que apenas em 2015 foi estabelecida a Resolução nº 2, de 1º de julho, a qual define a diversidade étnico-racial deve ser garantida nos currículos dos cursos de formação de professores, sendo que até então isso não era exigido.

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