Relações étnico-raciais na Educação Física Escolar: Estado da Arte em Teses e Dissertações Brasileiras
Por Francine Cruz Grison (Autor), Guilherme da Silva Gasparotto (Autor), Jacques de Lima Ferreira (Autor), Eduardo Luiz Packer (Autor).
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa de abordagem Qualitativa do tipo Estado da Arte que teve como objetivo mapear e analisar as contribuições e limitações das pesquisas acadêmicas que enfatizam as relações étnico-raciais na disciplina de Educação Física no âmbito escolar no período de 2003 a 2019 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Enquanto objeto de estudo foram identificadas 08 dissertações que foram analisadas a partir da técnica de Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2016). A análise de dados permitiu identificar que em relação ao tema pesquisado as dissertações enfatizaram contribuições para a área da Educação Física, revelando que a Educação Física como área de conhecimento tem diversas possibilidades de discutir as questões étnico-raciais dentro dos próprios conteúdos estruturantes da disciplina. Com relação às limitações, houve destaque para a falta de formação dos professores, uma vez que apenas em 2015 foi estabelecida a Resolução nº 2, de 1º de julho, a qual define a diversidade étnico-racial deve ser garantida nos currículos dos cursos de formação de professores, sendo que até então isso não era exigido.