Relações Humanas Experienciadas no Jogo da Capoeira e Seus Efeitos Para o Bem-estar Social Subjetivo
Por Andre Luiz Teixeira Reis (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Introdução: Este estudo propôs analisar experiências de bem-estar social
subjetivo de 150 participantes em aulas regulares de capoeira. Esta atividade
física, da qual o grupo social é uma importante característica (ZULU, 1997;
FALCÃO, 1996; VIEIRA, 1998), combina gestos e elementos físico-desportivos
da dança, da luta, da acrobacia, fundamentos musicais (cânticos e instrumentos
musicais), entre outros (ALMEIDA, 1986). Além disto, elementos do bem-estar
social subjetivo podem ser identificados através da prática da capoeira, indicando
que o indivíduo e o grupo são influenciados reciprocamente (REIS, 2001). O
conceito de bem-estar social subjetivo fora definido através de revisão de
literatura, definindo amizade, parceria, relacionamento entre pares, liderança,
identidade e senso de pertencimento ao grupo foram identificados como
elementos pertinentes. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativaexploratória, tendo a fenomenologia e a hermenêutica como princípios filósofometodológicos no processo de coleta-análise-interpretação das informações
(BENNER, 1995; COLAIZZI, 1978; CRESWELL 1997; GARRICK, 1999; HEIDEGGER,
2000). Cinqüenta entrevistas semi-estruturadas aplicadas a 50 diferentes sujeitos
foram conduzidas no período de 3 a 5 meses de participação em aulas regulares
de capoeira. O período de coleta de informações iniciou-se após 3 meses de
iniciação em capoeira. As relações sociais foram exploradas em concordância
com a perspectiva da vida "existencial" definida por VAN MANEN (1990), entende
que corpo, espaço, tempo e as relações humanas estão no contexto das
experiências vividas. Discussão: A análise das entrevistas indicou que os
participantes iniciaram aprendizado rumo à aquisição de habilidades sociais.
Sendo assim, através da experiência de bem-estar social subjetivo, as informações
apontam que participantes tornarem-se socialmente mais ativos, discutindo
ética nas atitudes sociais e regras de vivência em grupo, entendendo que
discussões podem ser formas de expor diferenças porque solicitam respeito e
tolerância com os outros. Aglutinaram-se e alguns formaram sub-grupos dentro
do grupo. Além disto, perceberam a importância do líder e o entendimento de
que o espaço do jogo representa miniatura do mundo social