RelaÇÕes TeÓricas Entre a EducaÇÃo FÍsica Escolar e os Programas Televisivos Infantis.
Por Paulo César Montagner (Autor), Ticiane Baccaglini (Autor).
Em Conexões v. 3, n 1, 2005. Da página 72 a 96
Resumo
O presente estudo apresenta reflexões teóricas referentes às relações dos programas televisivos infantis assistidos pelas crianças em idade pré-escolar. Como objetivos da pesquisa, procuramos verificar se existe ou não influência das mensagens contidas nestes programas, que podem apresentar interesses mercadológicos e ideológicos. Apoiados em pesquisa bibliográfica e estudo de campo com observações assistemáticas e entrevistas grupais semi-abertas, abordamos as relações teóricas entre as ações observadas nas aulas de Educação Física infantil. Por fim, desenvolvemos temas referentes ao consumismo, a padronização de costumes, a aspiração de corpo ideal estereotipado, agressividade e a identificação e imitação de atitudes. Palavras-Chave : Criança; Educação Física escolar; Educação Física infantil; Televisão; Mensagens subliminares.