Editora Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Brasil 2017. 52 páginas.

Sobre

O Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol, na sua terceira edição, se mostra como um importante instrumento de denúncias de uma onde crescente de ocorrências de racismo no futebol no âmbito nacional e internacional.

Ao monitorar, acompanhar e noticiar os casos de racismo no futebol brasileiro, os autores convidam a desconstruir o mito da democracia racial existente na sociedade brasileira.

Ao discutir a falta de representatividade da população negra nas posições de treinadores, dirigentes, presidentes nos clubes, nas confederações e tribunais de justiça desportiva, comentaristas, repórteres e apresentadores nos principais programas esportivos pelo Brasil, a publicação contribui para uma discussão mais ampla sobre a superação da desigualdade racial como um caminho para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ademais, o relatório nos ajuda a lembrar da importância do futebol como um caminho para a transformação social.

Desta forma, a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol permanecem no enfrentamento ao racismo dentro e fora dos campos de futebol.

Juvenal Araújo Junior

Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Acessar Arquivo