Relato de experiência: estudante de educação física e sua relação com gestão de eventos esportivos
Por Vinícius Eduardo Silva (Autor), Sérgio Inácio Nunes (Autor), Bárbara Maria Veríssimo Sabino (Autor).
Resumo
Os grandes eventos esportivos realizados no Brasil na década passada demonstram seu grau de relevância deste fenômeno não somente em nosso país, mas no mundo. Tal constatação se relaciona ao processo de globalização e o desenvolvimento da indústria esportiva, o que exige cada vez mais uma profissionalização da gestão na oferta dos serviços e produtos que são disponibilizados aos consumidores (Miranda et al., 2017). Ao olhar por essa perspectiva, a figura do gestor é uma peça fundamental na qualificação desses processos. Sendo assim é essencial a discussão da formação acadêmica do gestor esportivo com qualificação em eventos. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Educação Física estabelecem a necessidade de qualificar os discentes para a intervenção profissional na gestão relacionada com a área (Brasil, 2018), nota-se que há disciplinas que abordem esse conhecimento, porém para se pensar essa vivência de maneira mais aprofundada, há estratégias que possibilitam uma carga horária maior para discentes, tais como: monitorias, projetos de extensão e pesquisas. Monitoria é um importante instrumento/estratégia para o discente experimentar o processo de docência no ensino superior e contribuir na melhoria do ensino de graduação (Nunes, 2007), utilizando-se de um processo complexo, dinâmico, contínuo e dialógico (Andrade et al., 2018).