Resumo

O projeto teve como conteúdo diversas práticas corporais de aventura e circenses bem como boas práticas ambientais, paralelamente desenvolvido com as oficinas do tempo integral, foi reservado um dia na semana a cada 15 dias para que o projeto fosse executado, seguindo sempre o tema proposto e apresentado aos alunos no decorrer dos 15 dias, as atividades foram trabalhadas de forma interdisciplinar consequentemente a sua realização. Objetivo: Desenvolver com os alunos diversas práticas corporais de movimento aplicado ao meio ambiente e cultura regional, explanar sobre a importância da prática esportiva na natureza. Metodologia: O projeto teve a sua realização no ambiente escolar e ao entorno da escola, e teve como práticas corporais o slackline, trekking com auxílio da bussola que foi abordado o caça ao tesouro, escalada adaptada em arvore “pinheiro” de top rope e escada de corda, skate e longboard, parkour no pátio da escola, tecido acrobático e trapézio de circo. O projeto discutiu sobre práticas corporais de aventura e práticas circenses. Resultados: Com a realização do projeto observou que a equipe ouve uma aproximação da educação integral com a escola regular, com a exposição das atividades a cada quinze dias foram feitas diversas apresentações. Conclusão: O projeto teve a participação de 100% dos alunos da educação integral integrada, no entanto a escola adotou uma data especifica para caminhada ecológica.