Relato de uma Experiência com o Ensino de Futsal para Crianças de 9 a 12 Anos
Por Jocimar Daolio (Autor), Renato Francisco Rodrigues Marques (Autor).
Em Motriz v. 9, n 3, 2003. Da página 169 a 175
Resumo
A partir da Metodologia Centrada nos Jogos Condicionados (GARGANTA, 1995), foi construída uma sistematização para o ensino do Futsal para crianças de 9 a 12 anos de idade. O objetivo da proposta foi o ensino da modalidade de forma global, desenvolvendo a técnica e a tática de forma simultânea, considerando-as como inseparáveis para a prática dos Esportes Coletivos. A sistematização foi dividida em três módulos de ensino: (1) Níveis de Relação, (2) Jogos de Movimentação Tática e (3) Maior Utilização dos Jogos Formais. Após o desenvolvimento do método, foi observada maior capacidade de compreensão do jogo por parte dos alunos. Além disso, os alunos tornaram-se capazes de interagir de forma mais consciente e ativa em situações ocorrentes no mesmo, agindo coletivamente, defendendo e atacando de forma mais organizada, preenchendo os espaços de forma inteligente e desenvolvendo uma melhor relação com a bola, diminuindo a aglutinação em torno da mesma.