Editora CAPES. Brasil 2017. 4 páginas.

Sobre

O sistema Qualis periódicos já é utilizado pela área há muitas avaliações, sendo considerado um importante instrumento para a classificação dos periódicos utilizados pelos pesquisadores para a divulgação do conhecimento produzido. Os critérios de classificação do Qualis da área sempre valorizaram as bases de indexação dos periódicos e seus indicadores de impacto intelectual. Nas versões anteriores, o Qualis era elaborado separadamente pelas diversas áreas de avaliação, o que gerava diferentes classificações do mesmo periódico.

O Grupo de Trabalho (GT) Qualis Periódicos da CAPES elaborou uma proposta que tem por objetivo gerar um Qualis referência, no qual cada periódico terá apenas uma classificação para todas as áreas com base em critérios de qualidade externos indutores de internacionalização.

Nessa proposta, a área pode sugerir adaptações na classificação dos periódicos nos quais ela é considerada como “área mãe” por possuir maior número de artigos publicados no período de 2017-2018. Por entender que a indexação internacional deve ser valorizada nessa análise, a Comissão Qualis da Área 21 considerou importante diferenciar a classificação de periódicos com IF (base Web of Science – Clarivate) ou CiteScore (base Scopus) daqueles que possuíam apenas h5 (base Google Scholar). Baseado no mesmo princípio, para os periódicos com apenas h5, a área utilizou a indexação PubMed para valoriza-los.

Arquivo