Relatos de experiência com a Educação Física cultural: “muito importante ouvir educadores da rede pública”

Parte de Escrevivências da Educação Física Cultural - Vol. 1 . páginas 10 - 33

Resumo

A produção de relatos de experiência, seja em comunicações orais acompanhadas pelo uso de imagens, por escrito ou em vídeo, é uma prática recorrente dos professores e professoras atuantes na Educação Básica e membros do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (GPEF) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). O incentivo à elaboração deve-se ao próprio exercício de pensar sobre o que aconteceu propiciado pelo registro e organização do pensamento requisitada pela ação de escrever ou editar. Longe de reduzir o procedimento à ideia de refletir sobre a ação tão em voga nos anos 1990, elaborar um relato de experiência na concepção aqui adotada consiste na produção mesma da proposta, ou seja, o currículo cultural da Educação Física, vertente assumida pelos participantes do GPEF, também é constituído no mesmo instante em que dele se fala, escreve ou filma.