Relaxamento e Massagem - Perspectivas Curriculares
Por Janaina Demarchi Terra (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Praticantes de atividades desportivas, ginásticas, expressivas, lúdicas, de artes marciais, portadores de deficiências, pessoas em geral, sujeitas aos estresses, têm procurado realizar sessões de massagem e relaxamento, em busca de uma harmonização corporal e uma melhor qualidade de vida. Nota-se entretanto, uma pequena parcela de professores de Educação Física dedicando-se a estas praticas, provavelmente por não terem uma formação acadêmicca adequada e suficiente. Por esta razão, resolvemos implantar um projeto de pesquisa sobre técnicas de relaxamento e massagem junto a estudantes de Educação Física e investigar suas possíveis reações. Os objetivos específicos do estudo foram: a- analisar as reações dos alunos frente a sessões de relaxamento e massagem; b- verificar o grau de comprometimento dos estudantes frente a uma atividade degrande contato corporal; c- investigar a função co-educacional da massagem. Participaram do projeto alunos de ambos os sexos do 1o. ao 4o. ano, durante os anos de 1997/1998/1999, recebendo uma média de 20 sessões anuais de relaxamento massagem. Os dados foram coletados através de um questionário com questões fechadas e abertas. Resultados conseguidos : 1- Melhoria da consciência corporal; 2- Normalização de tensões musculares; 3- Aumento da amplitude das articulações; 4- Aumento da auto-estima; 5- Melhoria nas relações interpessoais. Conclusão: todos os estudantes concordaram que o relaxamento e a massagem devem constar dos currículos do cursos de Educação Física.