Renda de Bilros e Assunção Turística em Contextos de Envolvimento Comunitário em Peniche, Portugal
Por Adriana Nico Anastácio (Autor), David Emanuel da Cunha Alves (Autor), David Emanuel da Cunha Alves (Autor), Tiago José Correia Ferreira (Autor), Lara Sintra Vassalo (Autor), António Sérgio Araújo de Almeida (Autor).
Resumo
Equacionar mecanismos de assunção identitária e de atratividade turística em torno da Renda de Bilros em Peniche, Portugal, é o propósito do presente artigo. Através de uma análise bibliográfica, observação participante e de um questionário implementado junto da comunidade local, apurou-se uma apropriação icónica deste património por parte da comunidade com legítimas aspirações promocionais e turísticas. Destacam-se por outro lado, recomendações para os stakeholders turísticos de Peniche no âmbito da organização de eventos futuros sobre este símbolo identitário.
Referências
Alamineh, G., Hussein, J., Endaweke, Y., & Taddesse, B. (2023). The local communities’ perceptions on the social impact of tourism and its implication for sustainable development in Amhara regional state. Heliyon, Volume 9 (2024). https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2405844023042962.
Almeida, A. S. A. (2018). Decomposição identitária e intensificação da experiência turística – entre a emancipação local e a integração internacional. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 5(2), 409–425|427. https://doi.org/10.21814/rlec.359.
Besculides, A., Lee, M. E., & McCormick, P. J. (2002). Residents' perceptions of the cultural benefits of tourism. Annals of Tourism Research, 29(2). https://sci-hub.se/10.1016/s0160-7383(01)00066-4.
Boyle, D. (2004). Authenticity: Brands, fakes, spin and the lust for real life. Harper Perennial.
Buhalis, D. (2000). Marketing the competitive destination of the future. Tourism Management, 21(1), 97-116. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0261517799000953
Câmara Municipal de Peniche https://www.cm-peniche.pt.
Freire, R. M. (2009). The cultural heritage and the local development: an analysis of the cooperativism in tourism. Journal of Tourism and Cultural Change, 7(2), 75-89.
Guerra, T., Almeida, ASA & Moreno Pacheco, M. P. (2024). The image and identity of a destination through narratives of industrial heritage. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 20(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.7559.
Lichrou, M., O'Malley, L., & Patterson, M. (2010). Narratives of a tourism destination: Local particularities and their implications for place marketing and branding. Place Branding and Public Diplomacy, 6(2), 134-144. https://doi.org/10.1057/pb.2010.2.
Nuryanti, W. (1996). Heritage and postmodern tourism. Annals of Tourism Research, 23(2), 249-260. https://doi.org/10.1016/0160-7383(95)00062-3.
Kotler, P., Haider, D. H., & Rein, I. (1993). Marketing places: Attracting investment, industry, and tourism to cities, states, and nations. Free Press.
Leask, A. (2010). Progress in visitor attraction research: Towards more effective management. Tourism Management, 31(2), 155-166. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2009.09.004
Leask, A. (2016). Visitor attraction management: A critical review of research 2009-2014. Tourism Management, 57, 334-361. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2016.06.015
Li, H., Ikebe, K., Kinoshita, T., Chen, J., Su, D., & Xie, J. (2024). How heritage promotes social cohesion: An urban survey from Nara city, Japan. Cities, volume 149 (2024). https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0264275124001999
Matos Salvador, V. M. de, Frazão Vinagre Boavida, A. T., & Almeida, A. S. A. (2016). Contributos para a compreensão da integração turística no âmbito da interação cultural – os casos da Feira do Cavalo da Golegã e do Comboio Histórico a Vapor no Alto Douro Vinhateiro. Tourism and Hospitality International Journal, 6(1), 35–54. https://doi.org/10.57883/thij6(1)2016.30283
Nalebuff, B., & Brandenburger, A. M. (1996). Co-opetition. Doubleday.
Ramalho Filho, R., & Sarmento, M. E. C. (2004). Turismo, Lugar e Identidade. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, 7(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1479/1040
Silva, C., Zagalo, N. & Vairinhos, M. (2023) Towards participatory activities with augmented reality for cultural heritage: A literature review. Computers & Education: X Reality. Volume 3, 100044, ISSN 2949-6780, https://doi.org/10.1016/j.cexr.2023.100044.
Yi, X., Fu, X., Lin, B., & Sun, J. (2024). Authenticity, identity, self-improvement, and responsibility at heritage sites: The local residents’ perspective. Tourism Management, 102(2024). https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0261517723001577