Repensando o Ensino dos Jogos Esportivos Coletivos na Escola
Por Felipe Canan (Autor), Daniel Bernardes de Brito (Autor), Vilson Dobrantz (None), Ademilto Miola (Autor).
Em Cadernos de Formação RBCE v. 8, n 1, 2017. Da página 44 a 54
Resumo
Trata-se do relato de um conjunto de três experiências que tinham como objetivo comum o ensino de Jogos Esportivos Coletivos de maneira inclusiva e motivante. As experiências, em forma de Unidades Didáticas com um bimestre de duração cada, foram desenvolvidas em decorrência do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Paraná, entre 2013 e 2015. Todas, visando superar o tecnicismo, pautaram-se no ensino por via de jogos de complexidade crescente até chegar jogo formal. Na avaliação feita pelos Professores PDE, alunos e professores da rede estadual de ensino, concluiu-se que cada UD mostrou-se apta a desenvolver conteúdos procedimentais, atitudinais e conceituais.