Repensando o Social na Educação Física a Partir das Contribuições da Teoria Ator-rede e de Bruno Latour
Por Diego de Sousa Mendes (Autor), Lucas Gilberto Barbosa (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 44, n 1, 2022.
Resumo
O presente artigo analisou possíveis contribuições da Teoria Ator-Rede (TAR) e da obra de Bruno Latour para se pensar o social na Educação Física. Como metodologia, foi feito um estudo teórico, de característica exploratória, de parte da obra latouriana e da TAR, bem como de textos que tratam do social na Educação Física, para uma reflexão sobre possíveis contribuições da TAR em direção a uma guinada do olhar analítico sobre o social na Educação Física. A partir de nossa análise, constatamos que a TAR e a obra latouriana podem trazer uma análise dinâmica e menos determinista sobre as associações que compõe a Educação Física, reconhecendo os diversos participantes heterogêneos (humanos e não-humanos) que compõe as redes de associações constituintes desta área.