Resumo

Introdução

O treino de resistência é considerado um meio eficaz para aumento de força e a velocidade.

Objetivo

Explorar as repercussões do treino de resistência aquática sobre a estabilidade dinâmica dos atletas de vôlei.

Métodos

20 atletas de primeiro nível nacionais de vôlei masculino, foram divididos aleatoriamente em um grupo de treinamento para controle e outro grupo experimental com reforço utilizando treino de resistência aquático. O tempo do experimento foi de 10 semanas. Ao final, foram comparadas força muscular do membro inferior, capacidade de salto, estabilidade dinâmica, dor muscular. Foram verificados também os efeitos residuais em seis semanas após o término do experimento.

Resultados

O grupo de treino de resistência aquática parou de treinar por 6 semanas, com pico de torque a 60°/s, 180°s de extensão relativa do joelho, a altura de salto, o balanço completo dos braços e as três fases do salto em altura foram significativamente melhores do que o teste primário; a velocidade de entrada na água na direção vertical também foi significativamente melhor uma semana após o treinamento.

Conclusão

O treino de resistência aquático pode melhorar significativamente a estabilidade dinâmica dos membros inferiores e seu efeito pode ser mantido até 6 semanas após o término. Recomenda-se aplicar o treino de aprimoramento da resistência para manter o condicionamento físico, especialmente por longos períodos. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Acessar