Repercussões dos Discursos dos Docentes em Um Currículo de Licenciatura em Educação Física
Por Cláudia Aleixo Alves (Autor), Zenólia Christina Campos Figueiredo (Autor).
Em Pensar a Prática v. 10, n 2, 2016. Da página 350 a 361
Resumo
Propõe investigar a repercussão dos discursos de professores acerca do debate epistemológico da Educação Física em um currículo de licenciatura, tomando como base, a análise de documentos que auxiliaram a elaboração deste, além de entrevistas com professores que participaram da elaboração do Projeto Pedagógico de Curso. Utiliza como referencial teórico-metodológico os princípios da análise de discurso. Percebe-se que as divergências epistemológicas presentes no currículo são fruto das diferentes compreensões que os professores possuem acerca do que é a educação física, o seu conhecimento, sua especificidade no curso de licenciatura, seu campo de atuação profissional, reafirmando o entendimento do currículo como um documento permeado por disputas.