Resumo
O objetivo desta pesquisa é compreender como a mídia brasileira tem representado os Jogos dos Povos Indígenas (JPI). Estes jogos foram criados com o apoio do extinto Ministério de Estado do Esporte e do Comitê Intertribal (ITC). Os Jogos dos Povos Indígenas é considerado como um evento não mega e ao longo de suas 12 edições, acumularam um patrimônio cultural diverso que oportuniza a pesquisa sobre seus legados de forma única. Os JPI podem ser considerados como evento Entender com a mídia brasileira representa os JPI pode trazer benefícios para as populações indígenas, que deveriam ser os principais beneficiários de tal evento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Como método de coleta de dados optou-se pela técnica de análise de conteúdo. Os meios de comunicação e fontes utilizados foram jornais, revistas, arquivos e internet que abordaram as 12 edições dos Jogos dos Povos Indígenas. Resultados desta análise mostram que a mídia possui pouco conhecimento e interesse no aprofundamento de temáticas indígenas. O tratamento dos dados mostrou, que além do despreparo destes meios de comunicação, as reportagens muitas vezes estavam arraigadas de preconceito. Embora a expressão “jogos” usada para classificar os JPI, tenha sido a mais utilizada, dentro do contexto das matérias ela estava mais ligada a um conceito de esporte padronizado do que o significado do jogo para estes povos.