Representações culturais sobre as ginásticas: o olhar de professores(as) da educação básica
Por Alessandra Guimarães Rodrigues (Autor), Jander Gonçalves Rolo (Autor), Thyago Thacyano de Souza dos Santos (Autor), Mellina Souza Batista (Autor), Juliana Nogueira Pontes Nobre (Autor), Priscila Lopes (Autor).
Resumo
O presente artigo buscou analisar as representações culturais que professores(as) de Educação Física de um município de Minas Gerais atribuem às ginásticas. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, adotando um questionário com perguntas especialmente elaboradas para o estudo e a Análise Temática para tratamento dos dados. Os resultados indicam que os(as) professores(as) apresentam diversos discursos sobre as práticas gímnicas, compreendendo-as nas esferas da saúde, do esporte, da recreação, da arte e escolar. Tais leituras evidenciam uma aproximação com os campos de atuação da ginástica, o que demonstra que os sujeitos investigados reconhecem os múltiplos textos culturais produzidos sobre as ginásticas na sociedade atual.