Representações de Jovens Sobre as Motivações Para a Prática de Atividade Física nas Academias de Ginástica da Cidade de Juiz de Fora
Por Débora Meirelles de Aquino (Autor), Juliana Campos Lionel (Autor), Tayane Mockdece Rihan (Autor), Igor Chagas Monteiro (Autor), Vera Fernandes (Autor), Ludmila Mourão (Autor).
Resumo
Este estudo analisa a inserção dos jovens no ambiente das academias de ginástica. De abordagem qualitativa e descritiva, o estudo visa conhecer as motivações dos jovens pela prática de atividade física em academias de ginástica. Participaram da pesquisa 30 jovens com idades entre 13 e 17 anos, da cidade de Juiz de Fora/MG. Os critérios de exclusão dos sujeitos foram: não autorização dos pais; frequentar a academia há menos de um mês. Os participantes responderam a um roteiro de entrevista semiestruturado, com treze questões, e analisado a partir do referencial da “categorização temática dos dados”, de Bardin (2011). Os resultados apontam para a estética como fator central na motivação da atividade física. Constatou-se que os amigos e familiares são agentes influenciadores na inserção desses jovens nas academias, e que a mídia é um veículo de forte influência para a construção da representação de corpo desses jovens.