Representações e discursos da educação física escolar no Uruguai: uma visão a partir dos programas oficiais
Por María Cecilia Ruegger Otermin (Autor), Ana Torrón Preobrayensky (Autor), Pablo Javier Zinola Diez (Autor), Cleber Antonio Rodríguez Cataldo (Autor).
Resumo
Este trabalho tem como intenção identificar como têm sido construídos e validados os saberes da Educação Física na escola. El ponto de partida é a análise de programas escolares de Educação Física no Uruguai (1923, 1986, 2005 e 2008). Neles rastreia-se a concepção de Educação Física escolar subjacente e sua possível relação com um saber específico do campo. Esta primeira análise combina-se com um aprofundamento em dois conteúdos, o esporte e as atividades expressivas, contemplando seu percurso histórico a partir de uma análise disciplinar. Parte-se do suposto inicial de que o primeiro é um conteúdo escolar indiscutido, e o segundo uma inovação do último programa oficial. A metodologia utilizada é a análise de documentos e a realização de entrevistas aos docentes que participaram na elaboração dos programas de 2005 e 2008.