Resumo

O professor é peça chave e influenciadora do currículo e da pedagogia em sala de aula, com reflexos na educação e formação de crianças, jovens e adultos e consideramos que os professores universitários podem auxiliar na construção de uma melhor realidade educativa em variados níveis, especialmente por serem professores formadores, influenciando toda a rede de ensino-aprendizagem. Portanto, o que os professores pensam e a forma como agem tem importância fundamental no processo educativo e formativo. O presente estudo é sobre professores universitários de educação física e tem por objetivo identificar suas representações e práticas, tendo em conta as seguintes dimensões: pessoal, profissional, social e de lazer e os contextos profissional e de lazer, visando construir conhecimentos que possam ser úteis na compreensão da profissão e formação de docentes nesta área.A necessidade de desvelar o cotidiano desses profissionais definiu os procedimentos metodológicos - abordagem qualitativa. Trata-se de um estudo interpretativo, a partir das histórias de vida narradas pelos investigados. O quadro de investigados foi composto por quatro professores, dois homens e duas mulheres, professores universitários considerados competentes (bons professores), entre outras características, atendendo a uma intencionalidade que partiu do pressuposto de que o professor deve ser um exemplo positivo para seus alunos dado o alto índice de aprendizagem por modelação. A recolha, análise, interpretação e apresentação de dados assentaram em seis pontos principais: descrição das representações pessoais, profissionais, sociais e de lazer e das práticas pedagógicas e de lazer dos investigados, dando origem aos casos Henrique, Netuno , Ibiscus e Margarida. Os casos estão materializados nas histórias de vida, que ilustram a pluralidade de significados que cada professor atribui à sua vida, trazendo, de certa forma, por meio da integração pensamento e ação dos investigados, um retrato do profissional naquele momento. Cada um dos estudos de caso foi validado pelo respectivo professor, sendo um retrato autorizado. Na seqüência, realizamos uma reflexão entre os casos, conduzindo o estudo à apresentação de uma tentativa de perfil do “bom professor universitário de educação física”, revelando e refletindo sobre caracterísiticas pessoais, pedagógicas, científicas e sociais que, acreditamos, podem ter implicações sobre condutas, pensamento e ação curricular e formativa dos futuros professores da área. Esse fato é ainda mais relevante quando assistimos ao processo de globalização e a uma escola/formação cada vez mais próxima do conceito "uma escola para todos e para cada um". É um conceito que faz o elogio ao global mas também ao individual - a excelência do indivíduo enquanto pessoa, a excelência da existência - o ser em si, para si e no outro. Nesta reflexão entre os casos, verificamos, entre outras coisas, a existência de grande coerência entre o discurso e a ação dos professores investigados e concluímos que o bom professor não é apenas um professor que sabe fazer, mas sim aquele que, adicionalmente, apresenta outras características, como a preocupação com o mundo à sua volta. Trata-se de uma forma de “olhar” o outro – esse outro é o universo que o cerca, a natureza, os seres humanos, os diferentes contextos, a vida como um todo, que é vista com olhares ampliados. Concluímos que os professores são estudiosos constantes e que mesmo sendo considerados bons profissionais no seu meio social e serem autoconfiantes, passam por inúmeras dificuldades ao longo de suas vidas, nas suas mais diferentes dimensões, e em especial, na aplicação, transformação e inovação das suas ações pedagógicas. No entanto são persistentes, resilientes. Finalmente, percebemos que esses professores são profissionais que gostam do que fazem e procuram fazer bem feito.

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