Resumo

As constantes crises sociais, políticas e econômicas que se passa no Brasil
nos últimos tempos, contribui para o fato dos trabalhadores buscarem cada
vez ma i s me lhor i a s em s u a forma ç ão, e spe c i a l i z a ç ão e c apa c i t a ç ão
profissional afim de encontrarem alternativas que os livrem do desemprego.
Neste contexto, se levarmos em conta os profissionais docentes, sobretudo
o s q u e e s t ã o i n s e r i d o s n o n í ve l s u p e r i o r e e m c u rs o s d i t o s
profissionalizantes, entendemos que as exigências sobre eles são cada vez
maiores, determinando maior grau de instrução e qualificação no ensino.
Assim, o objetivo deste estudo foi averiguar as Representações Sociais dos
professores de um curso de formação profissional. Para tanto, usamos da
Teoria das Representações Sociais de Moscovici para constatar como estes
docentes representam em seu imaginário profissão (de maneira geral) e
sua profissão como professor universitário. O interesse para o presente
estudo surgiu pela ânsia de se investigar como os professores entendem
sua profissão e conseqüente valor que atribui a ela na formação de futuros
profissionais. Trata-se de um estudo de natureza descritiva orientado por
princípios da pesquisa participante com análise qualitativa dos dados, onde
as informações foram obtidas através de entrevistas semi - estruturadas e
realizadas com professores de Educação Física da Universidade Estadual
de Londrina (UEL). Logo, entende-se que os docentes representam em
seu imaginário a profissão (num contexto geral) como sendo algo que deva
ocasionar prazer, dominar um conhecimento específico e ter vocação. Em
relação a profissão docente de Educação Física, os professores expressam
em seus discursos dificuldades em se relacionar com companheiros de
trabalho, disputas de poder e de vaidade, e descontentamento salarial.

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