Resumo

Esta pesquisa investiga representações sociais sobre corpos femininos. Tem como objetivo analisar representações sociais de crianças sobre corpos femininos estabelecendo relações com práticas corporais vivenciadas em aulas de Educação Física de uma escola de ensino fundamental da rede pública de Brasília. Para tanto, utilizou pressupostos da Teoria das Representações Sociais, inaugurada por Moscovici (2013). O desenho metodológico foi pautado em elementos da epistemologia qualitativa. As técnicas empregadas foram observação participante, grupo focal, desenhos e entrevistas individuais. O grupo de sujeitos foi composto por trinta crianças de ambos os sexos com idade entre onze e quatorze anos. Os resultados apontam que as representações sociais das crianças sobre corpos femininos não contemplam a pluralidade de corpos apresentados pelas mulheres e se objetivam, substancialmente, em características como "beleza", "delicadeza" e "sensibilidade". As práticas corporais desenvolvidas em aulas de Educação Física demonstraram corroborar estas representações sociais, no entanto, se mostraram também espaço onde elas são continuamente questionadas. Por fim, entende-se que as representações sociais das crianças sobre corpos femininos, apesar de conservadoras, não são definitivas, pois se mostraram conflitantes e ainda em plena construção. 

Acessar Arquivo