Resumo

Este estudo se propôs investigar a prática da Educação Física nas escolas sob a ótica da Teoria das Representações Sociais na busca de compreender esta disciplina, em sua especificidade: “teoria-prática” por meio da identificação das representações sociais que os professores de Educação Física elaboram de sua prática. O estudo expôs a trajetória da Educação Física nas escolas, trajetória essa marcada por contribuições diversificadas decorrentes de mudanças na legislação específica, bem como nos avanços no campo de conhecimento desta disciplina desde o início de sua existência em instituições educacionais. No entanto, estas mudanças não foram acompanhadas por alterações equivalentes em sua prática. Desta forma constata-se um distanciamento entre o que é proposto em seu campo de conhecimento, na legislação que orienta esta disciplina e a realidade pedagógica existente nas instituições de ensino. Além disso, estudos no campo da Teoria das Representações Sociais mostram que esta é vista como uma disciplina de menor valor pedagógico em comparação com as demais disciplinas curriculares. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram aplicados questionários à professores de Educação Física atuantes em escolas públicas e privadas, e os dados coletados nestes questionários foram tratados por métodos de análise segundo a abordagem estrutural. A representação social identificada da prática da Educação Física encontrada está fundamentada em elementos em torno do DESENVOLVIMENTO e do LÚDICO como elementos centrais e o ESPORTE, CORPO, MOVIMENTO e JOGOS como elementos relacionados ao sistema periférico desta representação. Os resultados obtidos também sugerem que a Representação Social identificada está ancorada na abordagem metodológica da Educação Física denominada Desenvolvimentista. De acordo com os dados encontrados, pôde ser percebida uma aparente contradição e inconsistência entre o discurso dos professores e o que estes apresentam como elementos inerentes à sua prática. Os professores demonstraram por meio de um discurso elaborado que estes reconhecem a importância das abordagens críticas como um referencial de ideal, no entanto por meio de um discurso espontâneo estes demonstram claramente que a sua prática é regida por referenciais desenvolvimentistas. O esporte ainda se apresenta como elemento forte nas práticas justificado pelos professores, como instrumento lúdico e que favorece o desenvolvimento do aluno. Palavras-chave: Representações sociais. Educação física escolar

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