Representações Sociais das Aulas de Krav Maga no Colégio Militar de Brasília
Por João Batista de Andrade Neto (Autor).
Em Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército v. 92, n 1, 2023.
Resumo
O Krav Maga é a modalidade de luta com maior aderência entre os alunos do Colégio Militar de Brasília em comparação às demais modalidades de lutas ofertadas. Como fenômeno social contemporâneo, tornou-se um importante elemento na práxis do processo ensino-aprendizagem, contribuindo com os objetivos educacionais.
Objetivo: Identificar as representações sociais dos pais, responsáveis e alunos, sobre as aulas de Krav Maga no Colégio Militar de Brasília (CMB), fazendo uso do aporte da Teoria das Representações Sociais.
Métodos: De modo voluntário, participaram da pesquisa 94 indivíduos, sendo: 44 adultos, pais ou responsáveis com idade entre (44,2 ± 60,1), e 50 alunos, adolescentes, com idade entre (14,6 ± 17,6), de ambos os sexos. Para a análise de conteúdo dos grupos focais e núcleos centrais, fez-se uso de viés prototípico e do software Alceste IraMuTeQ 0.7 alpha 2 2020 para Microsoft Windows.
Resultados: Para os pais e responsáveis, o Krav Maga deve ser capaz de estimular a disciplina, desenvolver a defesa pessoal e mediar conflitos. Em contrapartida, para os alunos, a modalidade promoveu benefícios fisiológicos, psicológicos e cognitivos.
Conclusão: Observou-se que as aulas de Krav Maga ministradas no CMB foram capazes de promover benefícios fisiológicos (força, coordenação motora, flexibilidade, agilidade etc.), psicológicos e cognitivos (concentração, raciocínio, disciplina e respeito), convergindo com os objetivos educacionais traçados para o Sistema Colégio Militar do Brasil.