Representações sociais de estudantes de educação física sobre o atletismo
Por Felipe da Silva Triani (Autor), Renato Cavalcanti Novaes (Autor), Guilherme Borges Pacheco (Autor), Gabriela Conceição Souza (Autor), Silvio de Cassio Costa Telles (Autor).
Em Revista Brasileira de Psicologia do Esporte v. 12, n 2, 2022.
Resumo
O presente estudo objetivou conhecer as representações sociais sobre o atletismo compartilhadas por uma turma do curso de Bacharelado em Educação Física. A pesquisa contou com a participação de alunos do quarto período de graduação com 43 estudantes, sendo 17 do sexo feminino e 26 do masculino, com média de idade de 27,3 anos. O grupo amostral respondeu a um teste de associação livre de palavras. Em seguida os dados foram tratados utilizando duas estratégias complementares, sendo uma o quadro de quatro quadrantes e a outra a nuvem de palavras. Os resultados observados na primeira análise demonstra a corrida, com 16,28% de frequência e 2 de ordem média de evocação corresponde ao Núcleo Central das representações sociais do grupo. A segunda análise demonstra um resultado que reforça a primeira, uma vez que a corrida também se manifesta como a palavra mais sobressalente na nuvem. A pesquisa concluiu que os estudantes chegaram à universidade sem conhecer o atletismo, manifestando representações sociais sobre a modalidade associadas ao senso comum.