Representações sociais do judô na Educação Física: teses e dissertações em programas brasileiros de pós-graduação
Por Vinícius Ribeiro da Silva (Autor), Marconi Silva de Andrade (Autor), Felipe da Silva Triani (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 28, n 301, 2023.
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi investigar e analisar a apropriação da Teoria das Representações Sociais enquanto referencial teórico e metodológico para o desenvolvimento de estudos acerca do judô no campo da Educação Física brasileira. Foi utilizado o catálogo de teses e dissertações da CAPES para o desenvolvimento da pesquisa. Os resultados apontaram a existência de 9 dissertações e 1 tese entre os anos de 2017 e 2021.Os principais autores foram Moscovici e Abric. Os professores de Educação Física foram os participantes mais comuns nos estudos.O teste de associação livre de palavras e o questionário correspondem aos instrumentos mais frequentemente empregados. A pesquisa mostra que os estudos sobre o Judô, na Educação Física, têm adotado pouco a Teoria das Representações Sociais na qualidade de referencial teórico e metodológico.