Representações Sociais de Jornalistas Argentinos e Brasileiros Sobre Maradona e Romário
Por Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro (Autor), Esteban Barcelona (Autor), Sebastião Josué Votre (Autor), Nilda Tevês Ferreira (Autor).
Em Movimento v. 18, n 2, 2012. Da página 205 a 233
Resumo
Esta tese analisa representações sociais de jornalistas argentinos e brasileiros sobre Maradona e Romário, em matérias publicadas após o jogo em homenagem ao primeiro, e após o milésimo gol do segundo. O corpus argentino de análise é constituído por 12 notícias de diferentes mídias impressas. O brasileiro, de 34 notícias. A análise das notícias resultou em cinco categorias de consenso sobre ambos os homenageados: origem social, desempenho profissional, características pessoais, vínculo com os torcedores e trascendência. Os dissensos estão associados a fatos pontuais, na carreira de cada um dos atletas. A análise do conteúdo das representações sobre Maradona permitem associá-lo ao gaucho argentino Martín Fierro. Quanto a Romário, sobressai o mulato de Gilberto Freyre, que passa do mucambo ao sobrado.