Resumo

Este trabalho apresenta dados de pesquisa produzida entre 2006 e 2007, e teve por objetivo conhecer e analisar o conteúdo e a estrutura das representações sociais (RS) que dois grupos de licenciandos da UFMT, do campus de Cuiabá partilham a respeito das perspectivas de futuro do trabalho docente. Com este propósito, foram aplicados quatro motes indutores, que inquiriram sobre: razões para ser professor; atividades docentes nos dias atuais; atividades docentes no futuro e do que dependerá o trabalho do professor no futuro. Optou-se pela Teoria das Representações Sociais (TRS), proposta por Serge Moscovici, bem como a Teoria do Núcleo Central, de Jean-Claude Abric, e colaboradores, para realizar a leitura dos dados. Definiu-se a delimitação de duas amostras, denominadas como Grupo A e Grupo B. A parcela referente ao Grupo A, foi composta por 1574 alunos dos 12 cursos de licenciaturas da Universidade. O Grupo B, corresponde aos 304 discentes contatados nos cursos de Ciências Biológicas e Educação Física. Utilizou-se da técnica de Associação livre de palavras (ALP), em que foram solicitadas cinco palavras como resposta. O conteúdo recolhido foi submetido a tratamento estatístico com o uso do software EVOC. Os dados censitários foram organizados com o auxílio do programa SPSS. Nesta investigação, o quantitativo equivalente a 52,54% da amostra total de alunos declarou-se decidido favoravelmente ao exercício da docência. Com isso, expressaram que, a despeito das carências no âmbito estrutural, salarial e formativo alegadas por eles próprios, pretendem seguir o curso para o qual irão se graduar. Referentes às razões para ser professor, notou-se que o Núcleo Central (NC) de ambos os grupos foram constituídos pelos vocábulos ensinar, conhecimento, aprendizagem e prazer. Assim, destacaram que suas motivações estão fundamentadas nas Práticas docentes, nas Características pessoais e no Bem-estar existentes no exercício profissional. Sobre o quesito acerca das atividades docentes, viu-se que nos dias de hoje, as RS estão fundamentadas nas funções de ensinar e planejar, bem como na busca pela capacitação. A atividade de ensino é o sustentáculo do trabalho docente, independentemente se questionado o presente ou o futuro. Contudo, para o porvir os alunos projetam um cenário em que esta função primordial será complementada pelas práticas de orientação e pesquisa. Além disso, configuraram um panorama em que a presença dos recursos informáticos deterá uma participação maior da prática magisterial do que em relação ao dias de hoje. Acerca do questionamento que indagou do que dependerá o trabalho docente no futuro, os licenciandos de ambos os grupos trataram das carências do trabalho docente quanto aos aspectos estruturais, econômicos e da participação estatal por meio das políticas públicas. Quanto ao perfil do professor, configuram-no como um profissional conectado com os recursos da informática sob as mais diversas manifestações no contexto do trabalho magisterial. Percebe-se que é consensual a crítica à realidade salarial dos professores, e a reivindicação por melhorias. Além disso, sinalizam a importância da interferência governamental por meio da aplicação de recursos, de condições tecnológicas, bem como de um profissional dotado de saber competente para exercer este trabalho.

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