Reprodutibilidade de Um Questionário Para Medida de Atividade Física em Escolares
Por Priscila Iumi Watanabe (Autor), Eliane Denise Araujo Bacil (Autor), Thiago Silva Piola Rosimeide (Autor), Rosimeide Francisco Santos Legnani (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
Sabe-se da importância da avaliação do nível de prática de atividade física (AF) em estudos epidemiológicos. Entretanto, obter dados precisos sobre esta medida especialmente em crianças e adolescentes é um grande desafio devido à complexidade que caracteriza o comportamento da AF na infância e adolescência (CORDER et al, 2008). Há uma grande diversidade de métodos e técnicas para mensurar a AF. Em estudos de base populacional o uso de questionários do tipo “self report”apresenta-secomo a opção mais viável pela praticidade e o baixo custo apresentado pelo instrumento (DOLLAMN et al, 2009). No entanto, é essencial dispor de instrumentos de medida de AF que apresentem propriedades psicométricas adequadas (CORDER et al, 2008).