Reprodutibilidade do teste cardiopulmonar de exercício com resistência elástica aplicado em adultos mais velhos e idosos
Por Alana Kock Ferreguetti Costa (Autor), Zirlei Vidal Soares (Autor), Wellington Lunz (Autor), Lenice Brum Nunes (Autor), Victor Hugo Gasparini Neto (Autor), Luciana Carletti (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 33, n 1, 2025.
Resumo
O teste cardiopulmonar de exercício com resistência elástica é uma proposta de teste incremental de baixo custo que apresenta especificidade com um programa de treinamento de corrida/caminhada com resistência elástica e boa reprodutibilidade quando aplicado em jovens saudáveis. Este estudo avaliou a reprodutibilidade do teste cardiopulmonar de exercício com resistência elástica em pessoas mais velhas e idosas. Foram avaliadas 36 pessoas (30 a 65 anos; 7 homens). Cada participante realizou dois testes incrementais em que executavam um movimento alternando passadas, seguindo o ritmo de um metrônomo, atados à uma resistência elástica, sobre um tapete de borracha com 8 estágios. Esse teste foi aplicado duas vezes com intervalo de 7 dias entre eles. Também foi realizada uma fase de verificação do consumo máximo de oxigênio e aplicados critérios primários e secundários para identificação dos limiares ventilatórios. Não foram encontradas diferenças significativas na comparação teste vs. reteste, para as variáveis: consumo de oxigênio, frequência cardíaca, ventilação, cadência, tempo de teste, e lactato; nas intensidades dos limiares ventilatórios e no esforço máximo (p ≥ 0,05), com tamanho de efeito de irrisório a pequeno, exceto para o lactato (tamanho de efeito = 0,34 – moderado). O coeficiente de correlação intraclasse para o consumo de oxigênio e frequência cardíaca foi de muito alto a alto, em todas as intensidades, com valores baixos para mínima diferença detectável e erro padrão da medida. O teste cardiopulmonar de exercício com resistência elástica apresentou alta reprodutibilidade em adultos mais velhos e idosos, sendo possível utilizá-lo na identificação de parâmetros submáximos e máximos.