Resumo

Esta resenha discorre sobre a obra Praxiologia Motriz e Voleibol: elementos para o trabalho pedagógico, organizado pelo professor João Francisco Magno Ribas. O livro apresenta análises densas da lógica interna do Voleibol, a partir da Praxiologia Motriz, além de estruturar o processo de ensino-aprendizagem da modalidade a partir de exemplos didáticos pautados no método Situacional. Nessa resenha, é realizada uma síntese do que é discutido na obra, complementando alguns pontos da caracterização da lógica interna do Voleibol. Além disso, realiza-se um debate crítico referente à articulação proposta entre o método Situacional e a Praxiologia Motriz para ensino do Voleibol, apontando suas limitações e potencialidades didático-metodológicas. A obra possibilita novos olhares ao Voleibol, em especial para a prática pedagógica dos professores e profissionais da Educação Física, como subsídio norteador para um processo de ensino-aprendizagem comprometido e, principalmente, criterioso com relação às características do Voleibol e amparado no conhecimento praxiológico.

Referências

RIBAS, João Francisco Magno (Org.). Praxiologia Motriz e Voleibol: elementos para o trabalho pedagógico. Ijuí: UNIJUÍ, 2014.

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