Resenha de artigo de revisão sobre estressores psicossociais específicos de gênero que influenciam a saúde mental em mulheres atletas de elite e semi-elite
Por Sabrina Celestino (Autor).
Em Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército v. 92, n 4, 2023.
Resumo
Apresentar e indicar a leitura do estudo de Pascoe et al. sobre os estressores psicossociais específicos de gênero na saúde mental de mulheres atletas de elite e semi-elite aos leitores da Revista de Educação Física/Journal of Physical Education (REF/JPE).
Desenvolvimento: Os autores argumentam que as mulheres atletas de elite e semi-elite correm, particularmente, o risco de sofrer problemas e distúrbios de saúde mental. Trata-se de uma revisão de narrativa cuja metodologia adotada abrangeu estudos revisados por pares até abril de 2022, publicados em livros, periódicos e relatórios. Como resultado o artigo reporta estressores psicossociais específicos de gênero alocados em: nível interpessoal, organizacional/estrutural e sociocultural.
Conclusão: As mulheres atletas de elite e semi-elite estão expostas a uma série de fatores de estresse psicossociais específicos de gênero, que as coloca em um risco particular de sofrer problemas de saúde mental e de desenvolver transtornos mentais, considerando o fato de que estão mais propensas a sofrer algumas formas de violência e as desigualdades de gênero que prevalecem na estrutura e na cultura desportiva em todos os níveis.