Resenha do livro “o esporte como conteúdo da educação física escolar: Estudo de caso de uma prática pedagógica”
Por Lucas Vinicius Araujo Lisboa (Autor), Cristiano Mezzaroba (Autor).
Resumo
O presente texto apresenta uma resenha do livro “O Esporte como conteúdo da Educação Física Escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica”, de autoria do Prof. Dr. Paulo Carlan (UNIJUÍ) e publicado pela Editora Unijuí em 2018. A obra é composta por quatro capítulos, com uma análise da atuação pedagógica de um professor de Educação Física da rede básica de ensino, perpassando desde a sua formação inicial e a importância de ser docente contextualizando as possibilidades de ensino do esporte e o tratamento sobre a prática desse conteúdo no interior da escola. O autor claramente perspectiva a ressignificação do esporte, para que essa prática corporal seja trabalhada e ativada por meio de uma prática pedagógica que reconheça o esporte como um fenômeno socialmente produzido, a fim de superar um ensino do esporte escolar voltado para a lógica da performance e do rendimento, algo que ainda permanece enraizado no trato pedagógico de professores e professoras de Educação Física.