Resumo

A Residência Pedagógica é uma etapa fundamental na formação inicial de professores, proporcionando uma vivência prática e reflexiva da docência, o que pode impactar positivamente na atuação dos futuros professores. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar a importância do programa de Residência Pedagógica na formação de professores em Educação Física. A metodologia dessa investigação consiste em uma reflexão teórica baseada em revisão de literatura, onde buscou-se analisar documentos e relatos de experiência, sobre a contribuição do programa Residência Pedagógica na formação do docente em educação física. Os dados coletados foram analisados qualitativamente relacionando-se à percepção dos acadêmicos sobre a prática na Residência Pedagógica com a contribuição desta prática para a formação do docente. Os resultados foram discutidos em relação à literatura existente sobre o tema, buscando compreender o impacto da Residência Pedagógica na formação de professores de Educação Física e sua contribuição para a escola. Foi observada elevada importância do programa de Residência Pedagógica na formação do profissional de Educação Física e foi exposto também como essa experiência da pratica pôde contribuir para o desenvolvimento de resultados de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas na escola. Contudo, percebe-se que a formação de professores de Educação Física é um aspecto essencial para garantir a qualidade do ensino e a promoção processo ensino aprendizagem.

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