Resumo

O objetivo geral do relato de experiência em uma escola do Recife, durante as aulas de educação física e treinamento de futsal, é poder mostrar como a prática esportiva pode contribuir para o desenvolvimento físico, social e cognitivo dos alunos, bem como relatar os desafios enfrentados e as estratégias adotadas para garantir uma educação física de qualidade. O trabalho tem o intuito de apresentar o conceito de "esporte da escola" como contraponto ao conceito de "esporte na escola" difundido mundialmente. A abordagem do esporte é feita com temática de ludicidade e criticidade, e relacionado à formação social e educacional (CÁRDENAS E FREIRE, 2014; BRATCH, 1992; SANTOS, 2018). Durante as aulas na referendada escola, eu e a Professora Preceptora utilizamos a metodologia crítico-superadora, pautada no Coletivo de Autores (1992) e a ideia central era sempre fazer com que os alunos se importassem com a intencionalidade da aula, que eles se afetassem com aquilo e que respectivamente conseguissem fazer com que aquele conteúdo fosse visualizado em suas respectivas realidades sociais, superando muitas vezes adversidades impostas pela própria vivência em sociedade (WALLON, 1979). Buscamos instigar a criticidade dos alunos e incentivá-los a se importar com a intencionalidade da aula, mesmo durante o treinamento de Futsal. Isso pode ter influências no processo de formação social e educacional dos alunos (SANTOS, 2018). A abordagem metodológica deste relato de experiência é descritiva, uma vez que se trata de um relato de um evento, experiência ou situação vivenciada por um indivíduo ou grupo de pessoas (SANTOS, 2019). Essa abordagem busca descrever e analisar detalhadamente a experiência, a partir das percepções e vivências dos envolvidos, com o objetivo de compartilhar conhecimentos e aprendizados com outros interessados no tema (COELHO, 2020). Além disso, a análise é embasada através de um viés qualitativo das aulas (GODOY, 1995).

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