Resiliência, autoeficácia e motivação como características psicológicas positivas de bailarinos estudantes e profissionais
Por José Luiz Lopes Vieira (Autor), Cleber Mena Leão Junior (Autor), Luciana Ferreira (Autor), Tattyane Roiek Lazier Leão (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 34, n 1, 2023.
Resumo
Esta pesquisa analisa variáveis psicológicas resiliência, autoeficácia e motivação dos 112 alunos da Escola de Dança do Teatro Guaíra participaram deste estudo, sendo 15 bailarinos profissionais do Balé Teatro Guaíra e 08 bailarinos profissionais da G2 Cia de Dança, totalizando 135 bailarinos. A avaliação das variáveis psicológicas foi realizada por meio de quatro questionários, Escala de Resiliência, Escala de Autoeficácia Geral Percebida, Escala de Autoeficácia de Dançarinos, Escala de Motivação Esportiva II. Para análise dos dados foram utilizados: Análise Hierárquica de Cluster com método de Ward e teste de Mann-Whitney. Os resultados mostraram que estudantes e profissionais apresentam níveis semelhantes de motivação e divergência na categoria amizade, realização pessoal, satisfação, sentido de vida e autoconfiança, capacidade de adaptação a situações de resiliência e autoeficácia psicológica. Os resultados da análise de cluster identificaram que um grupo de estudantes bailarinos com características semelhantes foi dividido em três clusters, “predominante”, “intermediário” e “minoritário”, enquanto o grupo de bailarinos profissionais é dividido em dois grupos “menores” e “minoritários”. principal". Concluiu-se que tanto os estudantes de dança como os profissionais de dança apresentaram valores elevados nas dimensões das variáveis psicológicas de resiliência, autoeficácia e motivação, estes resultados permitem-nos afirmar que a dança tem um papel importante na construção de um perfil psicológico positivo.