Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a aptidão cardiorrespiratória e o risco cardio-metabólico futuro em mulheres que cursavam uma carreira docente; educação física ou educação inicial. Participaram 255 mulheres, com idade de 20,9 ± 3,1 anos, pertencentes à carreira de educação física e educação inicial. Na primeira sessão foram realizados testes antropométricos (peso e altura) e na segunda sessão foi aplicado o teste aeróbico de ir e voltar em 20 metros. Observaram-se diferenças entre as carreiras sendo mais baixas nos alunos do nível inicial; 35,7 ± 5,0 versus 29,4 ± 3,7 mL · kg · min-1 (p > 0,001). Observou-se que os alunos apresentaram baixos niveis de aptidão cardiorrespiratória em média. Em relação ao aptidão cardiorrespiratória entre carreiras, observou-se que apenas 41 % dos alunos do Professorado de Educação Inicial e 80 % dos alunos do Professorado de Educação Física foram classificados com resistência cardiorrespiratória saudável.

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