Resumo

O judô carece de mais investigações e propostas pedagógicas. Desta maneira, Olivio Junior e Drigo (2015) propuseram uma nova metodologia denominada Pedagogia Complexa do judô. A proposta é uma alternativa ao modelo tradicional de treinamento (TT), pois preconiza a organização do treinamento em Unidades Funcionais (UF) e no uso destas com objetivo de desenvolver a tática do atleta por meio do método situacional (ST). Enquanto proposta metodológica, a intensidade de ST não foi comparada com TT. Deste modo, o objetivo deste estudo foi comparar a intensidade do TT versus ST. 24 judocas foram avaliados durante uma sessão de treinamento, sendo que 12 atletas realizaram o TT e 12 realizaram o ST. A intensidade do treinamento foi verificada através da análise da resposta de lactato sanguíneo [La-], medido 1 min. após o final do UCK, RAN e ao fim da sessão. [La-] ao final do UCK foi significantemente maior no TT = 3,8 ± 1,7 em comparação ao TF =1,9 ± 0,4 mmol/L, enquanto que no RAN (TT = 4,0 ± 2,7 e TF = 3,7 ± 1,5 mmol/L) e na sessão total (4,0 ± 2,2 e TF = 3,3 ± 1,1 mmol/L) não houve diferença significante. Por outro lado, embora não tenha havido diferença significante na [La-] no treino como um todo, os atletas do ST fizeram 10 min a menos no UCK e 16 min a menos no RAN, o que pode ser um indicativo de otimização do treinamento. Também é possível que a redução do número de Randoris no TT, assim como a análise de todos atletas realizando ambos os treinamentos, para uma análise pareada, possa trazer mais informações. Outros parâmetros fisiológicos e a percepção subjetiva dos atletas também devem ser estudados

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