Respostas Cardiorrespiratórias Máximas e no Limiar Anaeróbico de Jovens e Pós-menopáusicas Durante o Teste de Corrida Estacionária no Meio Aquático
Por Giane Veiga Liedtke (Autor), Stephanie Santana Pinto (Autor), Natália Carvalho Bagatini (Autor), Paula Zaffari (Autor), Cristine Lima Alberton (Autor), Luiz Fernando Martins Kruel (Autor).
Em XXXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - SIMPOCE
Resumo
Introdução: É importante entender o comportamento das respostas cardiorrespiratórias máximas e submáximas durante os exercícios aquáticos, com intuito de melhorar a prescrição na hidroginástica. Sabe-se que um ritmo fixo de execução dos movimentos pode representar diferentes intensidades fisiológicas para os sujeitos durante uma sessão de hidroginástica. Objetivo: O objetivo foi comparar as respostas cardiorrespiratórias máximas e no limiar anaeróbico (LA) durante um teste máximo progressivo com a corrida estacionária no meio aquático entre jovens e pósmenopáusicas. Além disso, a correlação entre métodos de determinação do LA, método ventilatório e ponto de deflexão da frequência cardíaca, foi testada.