Respostas Dinâmicas em Calçados de Corrida Submetidos Ao Uso Prolongado: Um Relato de Caso
Por Roberto Bianco (Autor), Fernanda Michelone Acquesta (Autor), Ana Paula da Silva Azevedo (Autor), Carina Helena Wasem Fraga (Autor), Sandro Barone (Autor), Luis Mochizuki (Autor), Alberto Carlos Amadio (Autor), Júlio Cerca Serrão (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 27, n 4, 2013. Da página 521 a -
Resumo
O objetivo foi analisar as respostas dinâmicas em calçados de corrida submetidos ao uso prolongado. Quatro calçados (R1, R2, T1 e T2) foram submetidos ao uso prolongado na corrida. R1, R2 e T2 foram usados por 500 km e T1 por 1000 km. A cada 100 km, foram coletadas a Força de Reação do Solo e a pressão plantar. Em T2, houve uma ligeira tendência de aumento na taxa de crescimento do primeiro pico de força vertical (TC1) com o aumento da quilometragem de uso. R1, R2 e T1 não mostraram tendência de aumento nos valores de TC1. O calçado T1 apresentou uma ligeira tendência de aumento nos valores de TC1 nas quilometragens de uso até 1.000 km. Todos os calçados de corrida mostraram alta variabilidade nos valores de pico de pressão, mas sem tendência clara de aumento. Pelo contrário, T1, T2 e R2 mostraram uma tendência de diminuição dos valores da pressão de pico com quilometragens crescentes de uso. Portanto, não há nenhuma evidência consistente ou tendência de aumento de nos valores de TC1 ou de pico de pressão que pudesse sugerir piora na atenuação de carga externa.
KEY WORDS: Biomechanics; Footwear; Cumulative use