Respostas do Treinamento Intervalado de Alta Intensidade com Peso do Corpo em Dois Modelos Distintos de Estrutura de Sessão de Treino
Por Alexandre Fernandes Machado (Autor), Rodolfo de Alkmim Moreira Nunes (Autor), Rodrigo Gomes de Souza Vale (Autor), Danilo Sales Bocalini (Autor).
Resumo
O objetivo do estudo foi comparar as respostas agudas na sessão de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) com peso do corpo em duas diferentes estruturas (bloco e circuito) da sessão de treino sobre os parâmetros fisiológicos. Participaram do presente estudo 20 voluntários de ambos os sexos (Idade 30,1 ± 5,9 anos). Todos os voluntários realizaram duas sessões de treinamento intervalado de alta intensidade com o peso do corpo usando duas diferentes estruturas da sessão (bloco e circuito) com intervalo de 48 horas entre as sessões. Cada sessão de treinamento foi composta por: 5 minutos de aquecimento seguido por 20 ciclos de 30 segundos, seguidos de 30 segundos de recuperação. Os exercícios selecionados foram: Jump Jack, Burpee, Mountain climber e Squat jump, nessa ordem. Foram realizados 5 ciclos para cada exercício em ambos os protocolos. Os principais achados do presente do estudo demonstram que os diferentes tipos de estrutura de sessão de HIIT com peso corporal, bloco e circuito provocaram diferentes respostas nas variáveis concentração de lactato e taxa de percepção de recuperação. Estes resultados são importantes para os profissionais que atuam com treinamento usando apenas o peso do corpo, pois, a partir das informações propostas no presente estudo o profissional será capaz de prescrever sessões com diferentes impactos fisiológicos a partir da manipulação da estrutura da sessão de treino sem alterar a carga de tempo da sessão e os exercícios propostos.