Respostas Hemodinâmicas Agudas Após o Aumento de Intensidade das Cargas no Treinamento Resistido em Indivíduos Hipertensos e Normotensos
Por Fábio Fernandes Mello (Autor), Letícia Daiane Neu (Autor), Renata Brum Goncalves (Autor), Jessié Martins Gutierres (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
analisar os efeitos agudos do aumento na intensidade de cargas do TR sobre parâmetros hemodinâmicos em indivíduos hipertensos (GH) e normotensos (GN). Métodos: Após período de adaptação ao TR, foi determinada a intensidade das cargas (testes de 10RM). Em uma sessão de TR, foi aumentada a intensidade de carga de 50% para 70% e foram realizadas 3 séries/10 repetições, com descanso de 1’e 30’’/série. Foram verificados a FC, PAS, PAD e DP em repouso e após a sequência de quatro exercícios. Resultados: Os marcadores inflamatórios cardiovasculares e a massa corrigida do VE apresentaram valores normais em GH e GN. Ocorreram aumentos significativos na FC e DP no GH e GN, na FC, PAS e DP no repouso e após o aumento de intensidade de carga em ambos os grupos.