Ressignificação das Lutas na Concepçao de Estudantes do Ensino Médio
Por Francisco Eduardo Lopes da Silva (Autor), Eder Rodrigo Mariano (Autor), Sérgio de Souza (Autor), Sebastião Oliveira Filho (Autor), Devyid Tenner de Souza Rizzo (Autor).
Resumo
A compreensão das lutas enquanto conteúdo da Educação Física escolar ainda é bastante distorcida na perspectiva dos alunos. A associação deste conteúdo às brigas, à violência e à agressividade é evidente e desvaloriza seu potencial educativo. Levar os discentes a conhecer essência desta temática pode colaborar na formação de novas concepções e valores pessoais. Assim, o presente estudo objetiva verificar a percepção dos alunos sobre o significado das lutas nas aulas de Educação Física antes a após as intervenções pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório, com abordagem quanti-qualitativa. Participaram 150 estudantes do ensino médio, no município de Pinheiro, MA. Foi aplicado um questionário antes de iniciar as aulas e após as 5 semanas. Foram desenvolvidas, na teoria à prática, 06 modalidades de Lutas. Os resultados pré-intervenção apontaram que, (54%) dos estudantes associaram as Lutas à violência; (24%) às brigas e (13,3%) a um tipo de combate. Após as aulas de Lutas, observou-se uma ressignificação significativamente positiva do conteúdo Lutas. Identificou-se que (59,4%) passaram a relacioná-lo com a Cultura de um povo enquanto (26,6%) deles apontaram que as Lutas estão vinculadas à Educação. O percentual relacionando Lutas como forma de combate se manteve em 13%. Conclui-se então que, o desenvolvimento da temática Lutas nas aulas de Educação Física pode elucidar os estudantes quanto ao significado do eixo temático, e consequentemente, colaborar consideravelmente na formação de pessoas esclarecidas, críticas e emancipadas.