Resumo

A compreensão das lutas enquanto conteúdo da Educação Física escolar ainda é bastante distorcida na perspectiva dos alunos. A associação deste conteúdo às brigas, à violência e à agressividade é evidente e desvaloriza seu potencial educativo. Levar os discentes a conhecer essência desta temática pode colaborar na formação de novas concepções e valores pessoais. Assim, o presente estudo objetiva verificar a percepção dos alunos sobre o significado das lutas nas aulas de Educação Física antes a após as intervenções pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório, com abordagem quanti-qualitativa. Participaram 150 estudantes do ensino médio, no município de Pinheiro, MA. Foi aplicado um questionário antes de iniciar as aulas e após as 5 semanas. Foram desenvolvidas, na teoria à prática, 06 modalidades de Lutas. Os resultados pré-intervenção apontaram que, (54%) dos estudantes associaram as Lutas à violência; (24%) às brigas e (13,3%) a um tipo de combate. Após as aulas de Lutas, observou-se uma ressignificação significativamente positiva do conteúdo Lutas. Identificou-se que (59,4%) passaram a relacioná-lo com a Cultura de um povo enquanto (26,6%) deles apontaram que as Lutas estão vinculadas à Educação. O percentual relacionando Lutas como forma de combate se manteve em 13%. Conclui-se então que, o desenvolvimento da temática Lutas nas aulas de Educação Física pode elucidar os estudantes quanto ao significado do eixo temático, e consequentemente, colaborar consideravelmente na formação de pessoas esclarecidas, críticas e emancipadas.

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