Resumo

Comumente vimos na literatura que a dança é um conteúdo pouco trabalhado nas escolas, especificamente nas aulas de Educação Física e quando trabalhada se faz por meio da reprodução de movimentos estereotipados, esquecendo-se de sua essência. Partindo do Livro Didático Público do Paraná (2006 p. 186), que reafirma:Estas manifestações foram modificadas, influenciadas pela cultura e pela tradição de cada povo, submetidas às regras rígidas. Devido a isso, as danças assumiram características mais formais, utilizando-se da técnica desde a sua formação em pares, círculos, colunas, entre outras formas, e aumentaram a preocupação com a estética dos gestos.Com isso, os aspectos que constitui a dança, como: o ritmo, os compassos,expressões, linguagens, movimentos livres, sentimentos, emoções, dentre outros, foram substituídos pela técnica. É válido destacar que o ensino da técnica é importante, mas este deve fazer sentido para os alunos, ou seja, ir além de somente a reprodução dos movimentos.Assim o sentido de transportar para a escola essas manifestações corporais representadas pela dança, se justifica pela importância de vivenciarmos, (re)conhecermos e desmistificarmos papéis que foram atribuídos de maneira estereotipada à dança, valorizando a sua riqueza cultural. (LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO DO PARANÁ, 2006 p. 187).“Ao pensarmos em uma educação crítica na área de dança, não podemos deixar de cuidadosamente analisar suas múltiplas relações com a sociedade em que vivemos.”(MARQUES, 1997 p.23). Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo ressignificar a prática da dança para além da simples reprodução de movimentos estereotipados,dialogando com os aspectos socioculturais dos alunos, além de desenvolver maior criticidade  quanto às letras das músicas e habituar os alunos a uma nova linguagem corporal.

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