Ressignificando a Ginástica Rítmica:um Relato de Experiência no Ensino Médio
Por Paula Nunes Chaves (Autor), Ana Luiza Silva Costa (Autor), Antônio de Pádua dos Santos (Autor), Maria Aparecida Dias (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
O presente trabalho caracteriza-se como qualitativo-descritivo, na modalidade relato de experiência, resultante de uma prática pedagógica sistematizada denominada “Construindo a Ginástica Rítmica”, que se sucedeu pela aplicação de três aulas de Educação Física. Desse modo, este trabalho objetiva relatar a prática pedagógica realizada, discutindo aspectos como a escolha do conteúdo, o processo de sistematização e operacionalização das aulas. Na primeira aula abordamos a ginástica rítmica na sua dimensão conceitual, englobando história, elementos (bola, arco, fita). Para a segunda intervenção, utilizamos vídeos para mostrar a prática da ginástica rítmica e realizamos uma vivência prática com a bola. Na última aula, foi lançado o desafio da montagem de uma coreografia que contasse com fundamentos vivenciados. Diante do exposto, registramos a possibilidade dos alunos acessarem um esporte não hegemônico nas aulas de Educação Física, de forma sistematizada.