Resultados de aprendizagem em relação ao estado nutricional, atividade física e função cognitiva: um estudo transversal
Por Heryanto Nur Muhammad (Autor), Nur Ahmad Arief (Autor), Muchamad Arif Al Ardha (Autor), Dono Andrijanto (Autor), Mike Jhun Valencia (Autor), Shiela Morales (Autor), José Lobo (Autor), Edi Setiawan (Autor).
Resumo
Este estudo transversal teve como objetivo determinar a relação entre o estado nutricional, a atividade física e a função cognitiva com o desempenho acadêmico de alunos do ensino fundamental II no país. Métodos: Este estudo empregou uma abordagem correlacional para determinar a relação entre as variáveis. Um total de 98.289 alunos do ensino fundamental II compôs a população amostral do estudo. Devido a limitações de tempo, os dados de 1.870 alunos foram utilizados para as conclusões, por meio de amostragem aleatória simples. O Questionário de Atividade Física para Crianças Mais Velhas (PAQ-C) foi utilizado no estudo. Adicionalmente, a ingestão alimentar foi determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC). Além disso, o desempenho acadêmico foi mensurado por meio das notas ou representações numéricas, utilizando o Teste de Grade de Concentração (CGT) para avaliar a função cognitiva. O teste F, juntamente com a análise de correlação e regressão múltipla, foi utilizado para analisar os dados neste estudo. Ademais, este estudo realizou os testes necessários, nomeadamente o teste de normalidade e o teste de linearidade, antes de testar as hipóteses. Resultados: Observou-se uma relação positiva e significativa entre o estado nutricional (X1) [r(1868) = 0,870, p = 0,001], a atividade física (X2) [r(1868) = 0,748, p = 0,013] e a função cognitiva (X3) [r(1868) = 0,895, p < 0,05] com os resultados de aprendizagem. Além disso, observou-se também uma relação significativa entre o estado nutricional (X1) e a atividade física (X2) [r(1868) = 0,742, p = 0,014], e entre o estado nutricional (X1) e a função cognitiva (X3) [r(1868) = 0,857, p = 0,002]. Com base nos resultados da regressão múltipla, a ingestão alimentar (X1), a atividade física (X2), a função cognitiva (X3) e os resultados de aprendizagem (Y) apresentam uma associação de 0,725. O estado nutricional (X1), a atividade física (X2) e a função cognitiva (X3) explicam 52,5% dos resultados de aprendizagem (Y), enquanto outras variáveis explicam 47,5%. A mudança significativa no valor de F (0,006; p < 0,05) demonstra uma associação simultânea e substancial entre o estado nutricional (X1), a atividade física (X2) e o desempenho cognitivo (X3) entre alunos do ensino fundamental II. Conclusão: O estado nutricional, a atividade física, a função cognitiva e os resultados de aprendizagem estão fortemente interligados. Estudos futuros devem comparar o estado nutricional, a atividade física, o desempenho cognitivo e os resultados educacionais de alunos de áreas rurais e urbanas.