Resumo

Este estudo transversal teve como objetivo determinar a relação entre o estado nutricional, a atividade física e a função cognitiva com o desempenho acadêmico de alunos do ensino fundamental II no país. Métodos: Este estudo empregou uma abordagem correlacional para determinar a relação entre as variáveis. Um total de 98.289 alunos do ensino fundamental II compôs a população amostral do estudo. Devido a limitações de tempo, os dados de 1.870 alunos foram utilizados para as conclusões, por meio de amostragem aleatória simples. O Questionário de Atividade Física para Crianças Mais Velhas (PAQ-C) foi utilizado no estudo. Adicionalmente, a ingestão alimentar foi determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC). Além disso, o desempenho acadêmico foi mensurado por meio das notas ou representações numéricas, utilizando o Teste de Grade de Concentração (CGT) para avaliar a função cognitiva. O teste F, juntamente com a análise de correlação e regressão múltipla, foi utilizado para analisar os dados neste estudo. Ademais, este estudo realizou os testes necessários, nomeadamente o teste de normalidade e o teste de linearidade, antes de testar as hipóteses. Resultados: Observou-se uma relação positiva e significativa entre o estado nutricional (X1) [r(1868) = 0,870, p = 0,001], a atividade física (X2) [r(1868) = 0,748, p = 0,013] e a função cognitiva (X3) [r(1868) = 0,895, p < 0,05] com os resultados de aprendizagem. Além disso, observou-se também uma relação significativa entre o estado nutricional (X1) e a atividade física (X2) [r(1868) = 0,742, p = 0,014], e entre o estado nutricional (X1) e a função cognitiva (X3) [r(1868) = 0,857, p = 0,002]. Com base nos resultados da regressão múltipla, a ingestão alimentar (X1), a atividade física (X2), a função cognitiva (X3) e os resultados de aprendizagem (Y) apresentam uma associação de 0,725. O estado nutricional (X1), a atividade física (X2) e a função cognitiva (X3) explicam 52,5% dos resultados de aprendizagem (Y), enquanto outras variáveis ​​explicam 47,5%. A mudança significativa no valor de F (0,006; p < 0,05) demonstra uma associação simultânea e substancial entre o estado nutricional (X1), a atividade física (X2) e o desempenho cognitivo (X3) entre alunos do ensino fundamental II. Conclusão: O estado nutricional, a atividade física, a função cognitiva e os resultados de aprendizagem estão fortemente interligados. Estudos futuros devem comparar o estado nutricional, a atividade física, o desempenho cognitivo e os resultados educacionais de alunos de áreas rurais e urbanas.

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